O problema com suor excessivo é, além de desconfortável, também prejudicial à qualidade de vida e à confiança pessoal.
A forma mais comum de suor excessivo é a que ocorre nas axilas. É para esses casos que há maior busca por tratamento.
Portanto, exploraremos abordagens terapêuticas para que se livre da hiperidrose axilar, proporcionando alívio e uma melhoria duradoura em seu bem-estar geral.
O que é suor excessivo ou hiperidrose?
Hiperidrose, conhecida popularmente como suor excessivo, é um desequilíbrio no sistema nervoso autônomo. Este sistema é responsável pelo controle de diversas atividades que funcionam independente da nossa vontade, como a transpiração, a salivação, os batimentos cardíacos, o funcionamento dos intestinos entre tantas outras.
A condição é caracterizada pelo suor abundante e persistente, independente das condições ambientais ou atividades realizadas pelo indivíduo.
Esta síndrome pode se manifestar de duas formas distintas: localizada, quando ocorre em uma região específica do corpo, como a axilar, ou generalizada, quando afeta várias áreas simultaneamente.
Este problema com suor causa desconforto significativo e constrangimento social interferindo em sua qualidade de vida, além de estar associado a odor ou descoloração das roupas.
O que causa problema com suor?
A hiperidrose, geralmente, se inicia durante a puberdade, quando ocorre as alterações hormonais mais significativas, afetando tanto homens quanto mulheres.
Na maioria dos casos não há uma causa determinante para o problema com suor, mas em raras ocasiões está associado ao uso de alguns medicamentos e alterações hormonais. A avaliação médica detalhada consegue concluir o diagnóstico e propor o tratamento adequado.
Tratamentos para hiperidrose
As opções para tratamento da sudorese excessiva vão desde desodorantes, passando por medicamentos via oral, injetável e cirurgia.
A terapia mais recomendada pelo dermatologista, Dr. Márcio Teixeira, é a toxina botulínica, aquela mesma utilizada para rugas. O medicamento inibe o estímulo nervoso nas glândulas sudoríparas, resultando em uma redução significativa na produção de suor. É uma opção rápida, segura, sem períodos de recuperação ou efeitos colaterais, com boa duração.
A toxina botulínica é capaz de reduzir a transpiração em torno de 90 a 95% durante, em média, por nove meses na primeira aplicação. Normalmente o resultado se prolonga nas aplicações posteriores, durando até um ano.
A maioria dos pacientes ficam muito satisfeitos com uma aplicação por ano, geralmente um pouco antes do verão. Este medicamento é extremamente eficaz para suor na área das axilas, porém em outras regiões ele também é efetivo.
Outra abordagem terapêutica envolve cirurgia, que consiste na interrupção do nervo responsável pela estimulação das glândulas sudoríparas e proporciona uma solução permanente para o problema com suor excessivo.
Deve-se levar em conta que todas as cirurgias possuem seus riscos e, infelizmente, ao se livrar cirurgicamente do suor excessivo em uma área, o corpo pode compensar e fazer com que o paciente sofra de hiperidrose em outra região corporal.
Outro tratamento possível é o uso de medicamentos orais. Como o problema com suor excessivo é uma condição causada pelo desequilíbrio no sistema nervoso, medicamentos que tratam este desequilíbrio podem servir indiretamente como solução.
Apenas é necessário prestar atenção nos outros efeitos que as medicações podem causar, como intestino preguiçoso, boca seca, aumento da pressão,etc.
Ao adotar estratégias e buscar orientação profissional com o Dr. Márcio Teixeira, quando necessário, é possível conquistar um controle mais efetivo sobre essa condição.
Não permita que o suor limite suas atividades diárias ou afete sua autoconfiança. Agende uma consulta com o Dr. Márcio Teixeira hoje e explore as opções disponíveis, para adotar medidas concretas que melhorem sua qualidade de vida.