A hiperidrose axilar é uma condição caracterizada pela produção excessiva de suor nas axilas, que impacta significativamente a qualidade de vida dos afetados.
Entre as opções de tratamento disponíveis, a toxina botulínica entra em destaque por reduzir a atividade das glândulas sudoríparas e proporcionar alívio aos pacientes.
Este post explora o uso da toxina botulínica no tratamento da hiperidrose axilar, abordando seu funcionamento e benefícios.
O que é hiperidrose?
A hiperidrose é caracterizada por uma produção excessiva de suor, além do necessário para a regulação da temperatura corporal.
Esse quadro ocorre devido ao aumento da atividade das glândulas sudoríparas, resultando em sudorese anormal e exagerada.
Em outras palavras, hiperidrose se refere à condição de suor excessivo, desproporcional às necessidades fisiológicas do corpo.
Quais as causas da hiperidrose axilar?
A hiperidrose, caracterizada por suor excessivo, pode ser desencadeada por condições como doenças da tireoide, tumores hormonais, transtornos psiquiátricos, menopausa ou obesidade.
Embora não apresente risco de vida, é uma condição que provoca desconforto significativo, já que gera constrangimento social e dificuldades nos relacionamentos.
Indivíduos com hiperidrose frequentemente adotam comportamentos que visam esconder o problema, o que leva ao isolamento social.
Como é feito o tratamento da hiperidrose com a toxina botulínica?
O tratamento da hiperidrose com toxina botulínica, amplamente conhecida pelo seu uso no rejuvenescimento facial, também serve para a redução do suor excessivo.
No caso da hiperidrose axilar, a toxina botulínica é injetada sob a pele em intervalos de 1,5 a 2,0 cm na região de maior sudorese. Os efeitos começam a surgir entre 1 a 2 semanas após a aplicação, com uma redução significativa do suor em aproximadamente 90% dos casos.
Esse procedimento é realizado também em áreas como palmas das mãos, plantas dos pé, virilhas e outras. E, para minimizar o desconforto, é comum o uso de anestesia tópica ou local.
O protocolo exige a utilização de um frasco inteiro de toxina botulínica, sendo metade para cada axila.
Benefícios do tratamento para hiperidrose axilar
O tratamento para hiperidrose axilar é realizado em consultório em cerca de 30 minutos.
Além de reduzir a produção de suor em mais de 90%, também contribui para a diminuição do odor desagradável.
A recuperação é rápida e as complicações são raras. O procedimento pode ser aplicado em outras áreas afetadas pela hiperidrose e não requer afastamento do trabalho.
A aplicação da toxina botulínica nas axila exige alguma preparação?
Não há necessidade de nenhuma preparação específica para a aplicação da toxina botulínica nas axilas.
Os pelos na região não interferem no procedimento. Antes da aplicação, a equipe responsável realiza a limpeza da área e aplica um creme anestésico alguns minutos antes do início do tratamento.
Existe idade mínima para realizar o procedimento?
A aplicação de toxina botulínica é uma opção viável para adolescentes que sofrem de hiperidrose, condição que afeta frequentemente esse grupo. No entanto, nessa fase da vida, o aumento da sudorese pode estar relacionado às mudanças hormonais características da adolescência.
Antes de decidir pelo tratamento, é necessário avaliar se o suor excessivo é, de fato, um quadro de hiperidrose ou uma resposta fisiológica comum à idade.
Para saber mais sobre o procedimento ou agendar uma consulta, entre em contato com o Dr. Márcio Teixeira.