Rosácea

É uma doença inflamatória crônica dos vasos sanguíneos da pele.

Ocorre em 10% das população, principalmente, em adultos do sexo feminino, entre 30 e 50 anos de idade. Também atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente com rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos). Raramente ocorre em negros.

A origem da rosácea ainda é desconhecida. Há uma base genética, já que é mais comum em brancos e descendentes de europeus, além de ter história familiar em 30% dos casos. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse).

Hoje, considera-se importante a participação de um fungo da floranormal da pele chamado de Demodex folliculorum e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo.

A rosácea inicia com vermelhidão discreta na face, que se agrava com surtos de duração variável, surgindo espontaneamente ou devido a estresse, álcool, alimentos apimentados e exposição a fonte de calor (lareira, forno, churrasqueira, estufas e ar condicionado quente). Aos poucos, os episódios podem se tornar frequentes e até permanentes.

Um sintoma pode ser mais proeminente que outro, variando muito de pessoa a pessoa e doença pode apresentar a seguinte evolução:

Exames laboratoriais não auxiliam no diagnóstico da doença. Eventualmente, a biópsia pode ser necessária para descartar outra patologia com quadro clínico semelhante.Há uma relação frequente da rosácea com a dermatite seborreica. Ela também já foi associada à enxaqueca, assim como com distúrbios gastrointestinais e presença da bactéria Helicobacter pylori.

Parece haver associação também com distúrbios neurológicos, incluindo a doença de Parkinson. Todas essas associações não são totalmente confirmadas e aceitas. Não há cura para a rosácea, mas há tratamento e controle. As opções de tratamento dependem da fase clínica da doença.

Nas fases iniciais onde há vermelhidão eventual ou contínuo devemos afastar todos os agravantes ou desencadeantes, como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes. O tratamento se inicia com sabonetes adequados; filtro solar com elevada proteção contra UVA e UVB e com veículo adequado à pele do paciente; uso de antimicrobianos tópicos (metronidazol, ivermectina). Depois dessa fase, pode ser preciso o uso de derivados de tetraciclina voa oral (doxiciclina e outros).

Em casos persistentes e recidivantes, se utiliza isotretinoina oral em dose baixa. Existe um novo tratamento tópico para o vermelhidão não persistente, periódico, que vem em surtos (flushing). O Laser Dynamics ou a Luz Pulsada são excelentes para o tratamento dos vasos dilatados e vermelhidão. Para o rinofima, a abordagem pode ser cirurgia, radiofrequência, dermoabrasão ou laser.

Confira nossos tratamentos para rosácea:

Terapia Fotodinâmica (Fotoage)

Este tratamento inovador utiliza uma combinação de luz e um agente fotossensibilizador para tratar uma variedade de condições dermatológicas. A Terapia Fotodinâmica é uma opção eficaz para quem busca melhorar a saúde e a aparência da pele de forma não invasiva.

Laser para Manchas e Melasma - Acroma

Desvende a beleza sem manchas: Acroma, o poderoso Laser para Manchas e Melasma, que clareia as imperfeições, uniformiza o tom da pele e traz de volta a confiança em seu brilho natural.
Clique aqui

Luz Intensa Pulsada (Etherea)

Revele uma nova luminosidade: Etherea, a revolução da Luz Intensa Pulsada que transforma sua pele, reduzindo manchas, eliminando vasinhos e promovendo um rejuvenescimento visível.
Clique aqui

Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre rosácea!

51 99970-4848 (Whatsapp)

51 3110-4110 (Telefone Fixo)

marcio@dermaclin.poa.br

Avenida Nilo Peçanha, 1221 | Sala 602

Olá, como posso lhe ajudar?