fbpx

SECAGEM DE VARIZES (ESCLEROTERAPIA)

O que é escleroterapia? Escleroterapia consiste na secagem de pequenas varizes através da injeção de uma substância esclerosante, ou seja, medicamento capaz de fechar pequenos vasos sanguíneos.

Quais as indicações de escleroterapia? Está indicada para eliminação de pequenos vasos sanguíneos na pernas, em geral, com menos de 2 mm de diâmetro, que produzem apenas comprometimento estético. Vasos mais calibrosos, com sintomas de dor e peso nas pernas, associado a insuficiência venosa devem ser avaliados pelo Cirurgião Vascular.

Como é realizado o procedimento? Com o paciente deitado, através de uma agulha muito fina, injetamos o medicamento polidocanol (espuma). Numa única sessão tratamos muitos vasinhos e após a aplicação colocamos uma atadura elástica.

Quais os cuidados após a aplicação? O paciente deve usar a atadura elástica por 48 horas, devendo removê-la para dormir e tomar banho. Durante este período é aconselhável evitar caminhadas, subir escadas e exercícios como musculação e corrida. Também é recomendável evitar o bronzeamento até o desaparecimento de eventuais hematomas, que em geral desaparecem em 2 a 4 semanas.