Escurecimento genital

A hipercromia genital, que é o escurecimento da virilha, região anal, raiz da coxa e vulva pode gerar muito desconforto para as mulheres, pois essas manchas dão a sensação de as mesmas possam estar sem fazer higiene adequada desses locais.

Naturalmente, o escurecimento vaginal pode ocorrer como um processo fisiológico, pois as regiões da virilha contêm muitos receptores hormonais relacionados a pigmentação da pele, sendo mais frequente nas mulheres de pele mais escura.

Essa hiperpigmentacao é ocasionada pelo aumento na produção de melanina, substância responsável por dar a cor a pele.

São muitas as causas que propiciam o acúmulo desse pigmento, como:
  • Alterações hormonais relacionadas com a gestação
  • Obesidade, pela fricção ou pelas alterações hormonais que podem decorrer com o sobrepeso
  • Atrito, por exemplo pelo uso de roupas apertadas
  • Infecções e/ou inflamações da pele
  • Depilação íntima frequente por sensibilizar a pele
  • Diabetes
  • Micoses
  • Envelhecimento

Os principais tratamentos são:
Cremes Clareadores: Inibem a produção de melanina, para uso domiciliar podem ser usados nos casos leves ou para manutenção após outros tratamentos.
Peeling Genital:São ácidos em diferentes concentrações aplicados no consultório médico que visam, além do clareamento, uma renovação celular, melhora na textura, hidratação e elasticidade da pele, ou seja, rejuvenescimento dos tecidos. São necessárias de 4 a 8 sessões, com intervalos de 30 dias e 3 dias de abstinência sexual após a aplicação. Existem várias opções de substâncias a serem usadas, habitualmente as que uso costumam dar uma pequena ardência durante a aplicação e não escamam em casa. São muito bem tolerados. Podemos estender seu uso para a região axilar quando esta também apresenta escurecimento. São indicados cremes clareadores entre as sessões para potencializar o tratamento. Peeling pode ser feito de maneira isolada ou em associação a Radiofrequência Genital. Em alguns casos o Laser de CO2 também produzirá importante clareamento da região.

CONFIRA AS SOLUÇÕES QUE TEMOS PARA VOCÊ